terça-feira, 29 de janeiro de 2013


COMO VIVER UMA VIDA VITORIOSA

1º Leia a Palavra diariamente (Sl 119:9) - Não há arma mais forte contra Satanás como a Palavra de Deus. O Senhor Jesus a usou contra satanás no monte da tentação. A palavra é o molde com que o Espírito Santo forma o novo homem  à semelhança de Cristo ( Rm8:29)
 
2º- Ore diariamente de forma comprometida e de coração (1Ts 5:17) - A oração é um poderoso alimento fortificador para o Espírito humano. A primeira causa de desviar-se de alguém do caminho do Senhor é acha-la na negligencia na oração e na falta de observância da Palavra de Deus. “Precisamos ter ousadia no orar a Deus”. (Tg 4:2)

3º- “Seja fiel a Deus” Sempre leio em alguns carros a frase “Deus é fiel”, porem nunca li em nenhum carro a frase “eu sou fiel a Deus”. Se a sua comunhão com Deus for quebrada por algum descuido, por algum pecado, ou por qualquer outra coisa, confesse e fique livre da culpa (Sl 51:14; Jo 1:19)

4º- Evite confrontos e falatórios desnecessários. “Evangelho não se discute, Evangelho se anuncia” Se alguém vier e quiser contradizer a sua fé e duvidar da sua conversão, é melhor ficar calado e tranqüilo e procurar orar a Deus com a pessoa do que defender-se e discutir ( “pois o servo de Senhor não deve contender mas ser amável para com todos...( 2Tm 2:24). Se ele for indiferente à verdade, diz-nos a Palavra de Deus: “Aparta-te dos tais”( 1Tm 6:5)

5º- Não seja influenciado pelo mundo, pelo contrario influencie-o. A Palavra do Senhor nos ensina a não concordar com este século, mas pelo contrário devemos nos transformar pela renovação de nosso entendimento (Romanos 12:1-2). Infelizmente muitos não conseguem influenciar o mundo com o Evangelho, levando até ele os valores do Reino de Deus, ao contrário disso são influenciados trazendo assim os modelos do mundo para sua vida, família tornando-se então vulnerável aos ataques do inimigo.

6º- Seja um exemplo e fale de Jesus a outras pessoas. Testemunhar do Senhor Jesus é sempre muito bom, mas, não deixe que isto seja para você uma obrigação e uma carga. Como uma vela acesa ilumina um quarto escuro sem o menos esforço, assim você deve estar tranqüilo no lugar que o Senhor lhe colocou, iluminando ao seu redor com a graça de Deus lhe der. ( Mt 5:14).”Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;” em Mt 14:3.

7º- Experimente ser guiado pelo Espírito Santo, abrindo seus ouvidos para ouvi-lo e abrindo seus olhos para ver a direção dada pelo doce Você só poderá andar de poder em poder, de glória em glória pelo Espírito do Senhor, quando olhar a Jesus e seguir a palavra de Deus. (2 Co 3:18). Não há, no caso do crente a extinção da glória, como se dera com Moisés. O Senhor cumpriu a sua promessa e derramou o Espírito sobre nós (Joel 2:28).

8º- Ame o Senhor Jesus sobre todas as coisas. Comece por você a amar e adorar a Cristo de todo o seu coração, entregue a ele seus sentimentos, não fique dividido entre o amor a Jesus e a coisas e pessoas, amem a Jesus antes de todos( Ef 3:17).

9º- Busque respostas para suas dúvidas em Jesus, ele pode te responder e te ajudar. Antes de tudo tenha o Senhor Jesus como seu auxílio, porque Ele é mestre em ajudar. É tão bom, que é ele mesmo que vem ajudar. ( Is 35:4). “O Senhor fará maravilhas operando milagres que excedem tudo quanto seria possível imaginar, busque o conselho do Senhor e você verá maravilhas.

10º- Não pense que a volta de Cristo está demorando, lembre-se: Ele virá como um ladrão na noite. Jesus disse, “venho sem demora!” ( Ap 3:11). Isto lhe serve de encorajamento para aguardar o Senhor Jesus em breve nas nuvens para te arrebatar, juntamente com os santos que foram lavados e remidos com Seu precioso Sangue. Também lhe servirá para estar vigiando e orando em todo o tempo, sem esmorecer.

PARA QUE SERVE O JEJUM?

O QUE É O JEJUM?

Definição do termo em si: Jejum é um ato físico que consiste em abster-se de comida ou bebida, total ou parcialmente, durante algum ou certo périodo de tempo. O jejum é uma abstinência voluntária. Ele pode ser total ou parcial. O jejum é praticado pela humanidade em todas as épocas, nações, culturas e religiões. Pode ser com finalidade espiritual ou até mesmo medicinal, através dos benefícios físicos com a desintoxicação que é produzida ao corpo.

O QUE É O JEJUM PARA O CRISTÃO?

Benefícios físicos, êxito ministerial na ministração da Palavra. Dotação e capacitação de poder, discernimentos espirituais são consequências e resultados do nosso Jejum. Mas não são o objetivo principal do jejum. Todas essas coisas são otimas para a nossa vida cristã. Mas elas não podem e não devem tomar o lugar de Deus como o centro principal do jejum.

O jejum infelizmente é praticado de uma maneira errada por muitos cristãos e nas campanhas as quais as igrejas realizam. Deus recebe, mas como um sacrifício de louvor e adoração. Não necessáriamente como o sacrifício de jejum em si. Se o objetivo do jejum não for para Deus, com certeza será um fracasso.

QUAL É O JEJUM CORRETO?

A 1ª coisa a ser feita. Conhecer a estrutura física do seu corpo. O ser humano tem um dispositivo físico natural chamado de relógio biológico. O funcionamento desse relógio se divide basicamente em três fases ou vigílias, de acordo com o fuso horário de 24 horas.

O funcionamento do relógio biológico natural é diferente de uma pessoa para outra. Depedendo de como está a vida sedentária (falta de qualquer atividade física) da pessoa. E logicamente de como está a qualidade alimenticia. Ou seja, o que a pessoa come. As três fases são:

ALIMENTAÇÃO – Das 7 da manhã às 7 da noite. É o conjunto das substâncias de que um indivíduo costuma alimentar-se.

ABSORÇÃO – Das 7 da noite às 7 da manhã. É a função pela qual as células do corpo utilização para filtrar e separar em seu meio interno, as substâncias, os minerais e vitaminas que lhes são necessárias para o melhor funcionamento do organismo em um todo.

ELIMINAÇÃO – Das 6 da manhã às 11 da manhã. É quando o corpo elimina através das fezes, urinas e suor tudo o que não é aproveitado pelo organismo. Se uma pessoa não entender o funcionamento do seu relógio biológico, ela não vai realizar o jejum de uma forma correta.

Para entender a essas fases (Alimentação, absorção e eliminação). A pessoa deve observar com atenção aos horários em que ela mais sente fome, e também os horários em que ela realiza as suas necessidades fisiológicas. Por exemplo: Uma pessoa que diz as 7 horas da noite que vai jejuar até ao meio dia do dia seguinte, na realidade ela não esta jejuando. Pelo contrário, ela esta se alimentando muito bem.

Porque meio dia ainda esta dentro do horário da absorção. Ou seja, o seu corpo ainda esta utilizando a reserva alimentícia do que foi absorvido no mínimo 8 horas antes. Alguns tipos de alimentos por exemplo, demoram até 10 horas para serem totalmente eliminados do nosso organismo. Quando uma pessoa não respeita o funcionamento do seu relógio biológico, além de se alimentar de forma errada. O seu organismo estará sempre entre duas fases; absorção e eliminação (descontrolado).

Após conhecer o funcionamento do seu corpo em relação ao seu relógio biológico. A pessoa saberá então o melhor horário para realizar o seu jejum (seja ele total ou parcial). Uma forma certa é ficar a noite anterior sem comer nada. E apartir das 6 horas da manhã iniciar o jejum. Jejum físico é sacrificar o corpo (carne) no momento e horário em que ele mais necessita do alimento. Não existem regras determinadas na Bíblia sobre quando jejuar ou qual tipo de jejum praticar, isto é totalmente pessoal.

O princípio básico para o jejum é: “ABSTER-SE VOLUNTARIAMENTE DE ALGUMA COISA QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER COM A FINALIDADE DE DEDICAR MAIS COMUNHÃO COM DEUS”.

Dentro desse princípio é possível praticarmos jejum de internet, festas, esportes, ou qualquer outra coisa em nossas vidas as quais gostamos de realizar. Lembre-se a razão principal do jejum é para se ter uma intimidade maior com Deus. Conforme a constância desse relacionamento. Com certeza, os propósitos, metas e objetivos acontecem pela conseguência natural de comunhão com Ele.

ÁGUA NÃO É OPÇÃO DE ALIMENTO

Água é necessidade, e o nosso corpo depende dela. Uma pessoa normal contém em seu corpo aproximadamente 30 litros de água, necessária para resfriar o corpo (75% do seu peso). Além disso, a água transporta as substâncias tóxicas que sobram da nutrição para serem eliminadas pelos rins e intestinos. Sem água no limite máximo de três dias, o nosso corpo entra em colapso.

Em cinco dias depedendo da situação fisica da pessoa ela pode falecer. Há registros de pessoas que suportaram até 42 dias sem comer. Sem água, porém, a resistência é bem menor e o estado de saúde torna-se bastante grave após cerca de 72 horas. Sem a ingestão de alimentos, o organismo começa a queimar suas reservas de energia, principalmente as gorduras. Depois delas, consome as proteínas que compõem os tecidos. Numa pessoa saudável, existe um equilíbrio entre a quantidade de líquidos ingeridos e eliminados. A perda desse equilíbrio no máximo em 7 dias é o suficiente para matar.

Te aconselho adaptar o seu organismo de uma forma adeguada a qualidade do seu jejum. Por exemplo: Não comece um jejum prolongado, comece de uma forma crescente (aos poucos), assim o funcionamento do seu metabolismo não será afetado em um todo. Em outras palavras Deus não quer que você perca qualidade de vida buscando mais intimidade e comunhão com Ele. Mais aos poucos você irá adaptar o tempo de qualidade de jejum. Mas sem perder e respeitando a qualidade de saúde do seu corpo.

Por favor quando você estiver orando, ore pelo meu ministério, por mim e pela minha família! Deixe o seu nome, que eu também estarei orando por você e pelos seus. Graça & Paz.
 
Rev. Carlos Andrade

RANKING DOS PAISES QUE MAIS PERSEGUEM OS CRISTÃOS...

Com base em experiência de campo em missão, o “Portas Abertas” publicou uma lista com 50 países que mais oprimem cristãos. O relatório considera dois aspectos da perseguição religiosa: o contexto da perseguição e as diferenças de acordo com as comunidades.

Ao final da pesquisa, foram classificados os 50 países mais intolerantes à fé cristã. Em primeiro lugar ficou a Coreia do Norte, com classificação de perseguição ilimitada. Essa posição do ranking já é da Coreia há 11 anos consecutivos. Outro país que subiu de posição foi o Iraque, que está nos primeiros cinco da lista, pulando da 9ª para a 4ª posição dentre os cinquenta países. Lá cristãos têm sido perseguidos notavelmente desde 2003, quando houve a invasão liderada pelos Estados Unidos que derrubou o regime de Saddam Hussein. Desde então os cristãos têm sido alvo constante de grupos radicais islâmicos que atuam no país.

Mali, Tanzânia, Quênia, Uganda e Niger também compõe essa lista. Outros países também tiveram suas posições elevadas. É o caso da Síria que subiu 25 posições; da Etiópia que subiu 23 e da Líbia com 9 posições acima.

“A boa notícia é que a perseguição tende a estar relacionada com o crescimento e o testemunho. E refina e fortalece a fé dos cristãos, não o oposto. Ou seja, o aumento das pressões contra o cristianismo mostra que a Igreja está crescendo”, afirma Missão Portas Abertas.

Alguns países também saíram da lista, como é o caso de Cuba, Bangladesh, Chechênia, Turquia e Belarus. Porém, isso não significa que nestes não há perseguição. A missão pediu que estes países também fossem alvos de oração, já que a intolerância ainda continua. “Alguns países deixaram o ranking, mas não devem sair da sua lista de orações, já que a perseguição não acabou”.

Veja a seguir a Classificação de Países por Perseguição em 2013:
 

 Com informações do Christian Post
 


O SANTO DOS SANTOS



Antes de se entrar no Santo dos Santos era necessário passar pelo véu, o único elemento que o separava do Santo Lugar. Este representa a barreira que existia para se entrar na última etapa da conversão a Deus. 

Quando Jesus deu a Sua vida por nós na Cruz do Calvário, a Bíblia revela que o véu que nos separava de Deus foi rasgado, dando possibilidade, a todos os que crêem, de ter acesso à presença do Senhor.

O que era o Santo dos Santos?
Este é o lugar mais sagrado do Tabernáculo. Aqui, apenas havia a Arca da Aliança e a presença de Deus! Neste lugar não se faziam oferendas ou sacrifícios. Existia apenas o desfrutar da Sua doce presença. Por isso, só o sacerdote podia ali entrar, o que acontecia apenas uma vez por ano.

O que representa?

O Santo dos Santos representa o nosso coração, o nosso interior, o nosso espírito, pois Deus é espírito e comunica-Se com o nosso espírito: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Rm 8.16).
Porque razão esta área era montada em primeiro lugar?

Assim como Deus, quando opera uma mudança na vida do cristão, fá-la de dentro para fora, ou seja, trabalha a partir do nosso coração, também o Tabernáculo, quando era reconstruído, era-o do Santo dos Santos para o Pátio.

Como é que Deus se fazia presente no Santo dos Santos?

A presença de Deus manifestava-se de duas formas: durante o dia era visível através de uma nuvem e durante a noite através de uma coluna de fogo, que trespassava a tenda para o exterior em direcção ao céu, de maneira que era possível vê-la de qualquer ponto do acampamento.
Dentro da Arca da Aliança existiam alguns elementos?
Sim. As Tábuas da Lei, a Vara de Arão que floresceu e o Maná.

1.º ELEMENTO – Tábuas da Lei

O que eram as Tábuas da Lei?

Os Dez Mandamentos, que foram escritos nestas duas tábuas de pedra, pelo dedo de Deus, no monte Sinai. As Tábuas da Lei também eram chamadas de Tábuas do Testemunho, pois mostram-nos os atributos de Deus, ou seja: zeloso, cuidadoso, fiel e verdadeiro.

2.º ELEMENTO – A Vara de Arão que floresceu

Como é que uma vara floresceu?

Para entendermos o motivo, temos de ter um pouco de conhecimento da história: Na altura em que tudo aconteceu existia uma rebelião por parte de Coré, Datã e Abirão, que tornou claro que a supremacia do sacerdócio de Arão, no Tabernáculo, tinha de ser frisada. 

Moisés recebeu ordens para tomar uma vara para cada tribo de Israel e escrever o nome de cada príncipe sobre as mesmas. Numa décima terceira vara deveria colocar o nome de Arão, e todas as varas deveriam ser colocadas no Tabernáculo. 

Pela manhã, a vara de Arão havia germinado, florescido e dado amêndoas, comprovando o chamado de Deus sobre Arão.

Esta situação fala-nos sobre a autoridade conferida a alguém. Quando alguns homenscomeçaram a duvidar da autoridade conferida por Deus a Arão, esta foi colocada à prova e deu frutos. Porque, quando Deus tem um propósito na nossa vida, independentemente de quem tente nos destruir ou fazer duvidar, Deus sempre nos fortalecerá e fará crescer na Sua presença.

3.º ELEMENTO – O Maná

O que era o Maná?
Era o alimento que Deus enviava, diariamente, para sustento do povo de Israel durante os quarenta anos que passaram no deserto.

O que simboliza?
Este alimento era diário, mostrando-nos que “o pão-nosso de cada dia” era providenciado por Deus na porção certa e no momento certo. O Maná somente chegava de manhã cedo, com o orvalho, e quando o Sol surgia, evaporava-se. Este apenas durava um dia, por isso não podia ser guardado como alimento para o dia seguinte, pois apodrecia. Parecia uma semente de coentro, mas o seu sabor era como bolos de mel.
Por que é que foi para o Santo dos Santos?

O Senhor ordenou a Moisés para que enchesse um ômer (carga de um jumento que era usada como medida de cereais. Igual a cerca de 220 litros actuais) com Maná e o guardasse como memorial para as gerações futuras, para que vissem como Deus alimentou os israelitas no deserto. Este é o Pote de Ouro com o Maná “escondido”, que fica no Tabernáculo.

Mas, se o Maná só era válido por um dia, como é que poderia ser guardado para as gerações futuras? 

O segredo está no Pote de Ouro. O ouro significa a vida eterna, por isso, o Pote de Ouro e o Maná iriam durar para sempre.
Assim como o Maná estava no pote, também a nossa vida deve estar com Cristo, em Deus. O Maná foi um memorial de como Deus sustentou o Seu povo numa situação impossível. Hoje, Deus também sustenta o Seu povo, não com o maná físico, mas espiritual: a Sua Palavra.

Centro de Ajuda Espiritual


PROVAS DE ABRAÃO

- Dentre os grandes expoentes da fé e exemplos de pessoas que se submeteram a Deus particularmente no AT destaca-se a pessoa de Abraão o pai dos Crentes (Rm 4.16) Suas fortalezas e fraquezas o fazem como nos. Eis ai as cinco provas de Abraão
I – PROVA DA OBEDIENCIA
- Bênçãos decorrentes da obediência
a) Feito pai da fé (2)
b) Alvo dos favores divinos (2)
c) Teria o nome engrandecido
d) Bênçãos a quem o abençoasse
e) Seria feito canal de bênçãos a outras nações
- O Problema da obediência parcial
a) Abraão saiu de Ur, como Deus havia dito, porem levou seu pai Terá e seu sobrinho Lo
b) Saindo de Ur, em vez de seguir direto para a terra que o Senhor lhe mostrara, Abraão passou por Harã. Sofreu muito com isto
c) Deus não falou com Abraão ali e isto foi um grande problema
- O aspecto pratico desta lição para nos hoje (Ef 1.15-22)
a) Deus abomina a nossa natural inclinação para barganharmos com Ele
b) Nada a não ser a plena satisfação dos pré-requisitos estabelecidos por Deus, pode salvar um relacionamento perfeito entre o homem e Ele
c) Se quisermos ter a aprovação divina, devemos procurar, pela fé agir segundo a chamada divina
d) Devemos agir segundo a luz que nos foi comunicada e então Deus nos dará mais luz
e) Devemos sempre lembrar que o Senhor nunca nos arrasta ao longo do caminho
- 4 aspectos positivos da obediência de Abraão
a) Abraão obedeceu à ordem divina de sai de Ur para a terra que o Senhor mesmo lhe havia prometido
b) Abraão edificou um altar ao Senhor e armou a sua tenda quando chegou a Canaã
c) O altar e a tenda dão-nos grandes traços do caráter de Abraão: Adorador de Deus e estrangeiro na terra
II – A PROVA DO DESPRENDIMENTO (Gn 13.7-8)
a) Abraão era um homem de paz (8)
b) Para Abraão era preferível ter Lo morando distante e ainda assim ama-lo, do que telo perto em litígio (9)
c) Abraão deu prova de ser um homem desprovido de egoísmo, quando escolhe onde morasse
d) Havendo permitido que Lo escolhesse as verdejantes Campinas do Jordão Abraão ficou de posse da terra de Canaã
e) Lo saiu de Ur dos Caldeus, mas caiu nas planícies de Sodoma. A chamada divina não havia tocado o seu coração nem a herança de Deus enchido sua visão. Porque Lo escolheu Sodoma um lugar prestes a ser julgado por Deus? Porque olhou para as aparências
f) Abraão não perdeu com o litígio com seu sobrinho Lo. Ele tinha a sua tenda
g) Lo podia escolher Sodoma, mas Abraão buscou e achou tudo em Deus
h) Você defenderia um homem como Lo? Abraão sim
III - A PROVA DA ADVERSIDADE (Gn 15.1-17)
a) Para Abraão era simplesmente inconcebível que um servo da sua casa viesse a ser seu herdeiro direito por falta de um filho dela nascido
b) Deus prometeu dar um filho a Abraão
c) Deus prometeu que ele teria uma prole difícil de ser contada
d) Abraão creu na promessa divina
e) Deus trabalha sobre a certeza e não sobre a duvida
f) Deus quer que lhe ofereçamos sacrifícios de louvor
g) Não importa se demora o fato é que devemos esperar o cumprimento da promessa
IV - A PROVA DO ROMPIMENTO DE LAÇOS AFETIVOS (Gn 21.912)
a) apesar de filho seu com Agar, Abraão amava grandemente a Ismael
b) A idéia de mandar Agar e Ismael embora era triste
c) A idéia de mandar Agar e Ismael embora alem de ser um desejo de sara era uma ordem divina
d) Note que o nascimento de Isaque não melhorou a natureza de Ismael
V - A PROVA DA SUBMISSAO PLENA A DEUS (Gn 22.1-8)
- Existem varias formas de provação
– provação das mãos de satanás, provação devida às circunstancias porem o caráter mais elevado de provação e aquele que vem diretamente da mão de Deus. Ele Poe o ente querido na fornalha de fogo para provar a realidade da fé
a) Primeiramente Deus ordena que Abraão lance fora Agar e seu filho Ismael, por causa de Isaque para logo em seguida pedir seu filho Isaque em sacrifício. Como compreender isto?
b) Após três dias de viagem, Abraão e Isaque chegaram ao local que Deus mandara, onde Isaque seria oferecido em sacrifício. Porque uma distancia de três dias?
c) Deus às vezes nos leva passar por situações tão difíceis que a nossa única alternativa, é recorrermos a Ele, por não haver ninguém em que confiar
d) Por maior que fosse a dor que traspassava o coração de Abraão, ele encarou aquele ato como um ato de adoração a Deus (5)
e) Sacrificar um filho poderia parecer um ato de extraordinária dedicação mas não podemos esquecer de que deu valor a este ato, foi o fato simples de ser ato de obediência à ordem de Deus
f) Aquele que obedece a Deus não deve questionar a autoridade divina. Se dois anjos fossem enviados do céu, um para governar um império e outro para ser gari da capital daquele império com certeza eles não discutiriam quanto ao seu trabalho
g) Quem poderia pensar por em duvida a fé de Abraão? Tirai a fé, e Abraão aparecerá no monte Moriá como assassino e louco. Tomai a fé em conta e ele aparecerá como um adorador consagrado
h) Deus nos prova com um duplo propósito de nos levar a conhecermos a Ele mesmo
i) Abraão confiava na provisão divina
j) O simples gesto de obediência de Abraão é registrado na bíblia como se ele de fato houvesse sacrificado seu filho ao Senhor (Hb 11.17-19; Tg .2.21)
k) Deus nos deu o melhor. Podemos lhe oferecer o que temos de melhor?
l) Se não estamos dispostos a seguir a Deus ate as ultimas conseqüências, não nos atrevemos nem a sair de casa m) Pela fé, tudo pela fé

TENHA CORAGEM

> Se o povo é irrazoável, ilógico e egoísta, tenha coragem de amá-los mesmo  assim.
> E se você tiver sucesso, você vai ganhar falsos amigos e verdadeiros  inimigos. Tenha coragem de ter sucesso mesmo assim.
> E honestidade, franqueza e perdão vão torna-lo vulnerável, mas tenha coragem de ser honesto, franco e perdoador mesmo assim.
> O bem que você faz hoje, alguém vai lhe dizer que vai ser esquecido amanhã. Tenha coragem de fazer o bem mesmo assim.
> As maiores pessoas com as maiores idéias, podem ser derrotadas pelas menores pessoas com as menores idéias. Tenha coragem de pensar grande mesmo assim.
> Aquilo que você gasta anos construindo, pode ser destruído em um só instante, mas tenha coragem de construir mesmo assim.
> Em essência, tenha coragem de ser corajoso.
> UMA PALAVRA DE GRATIDÃO
> É muito comum, onde quer que estejamos, ouvir palavras de críticas, lamentos, desaforos e coisas assim. Parece que o ser humano é um eterno ingrato. Nada está bem, nada está bom. Está tudo ruim, está tudo bagunçado, está tudo perdido. As palavras "nada" e "tudo" são absolutas.
> Não conseguimos achar um meio termo. É aquela coisa de oito ou oitenta.
> Será que está tudo ruim mesmo? Será que nada está bom mesmo? Podemos agradecer a Deus por muitas coisas boas que ele tem feito por nós. Vejamos algumas delas:
> * Agradecer pela família, que não é perfeita, mas é a família que Deus  nos deu e podemos ser felizes nessa família. por nossos amigos e amigas, que não são perfeitos, mas são pessoas que gostam de nós não porque nós temos alguma coisa ou porque podemos conseguir alguma coisa para elas.
> Vamos agradecer ainda a Deus por nossas vidas, saúde, dons e talentos.
> Nossa vocação, nosso ministério. São tantas coisas que Deus tem nos dado além do que merecemos ou precisamos.
> Eu, particularmente, agradeço a Deus por sua bondade, fidelidade,  misericórdia, amor, carinho, compaixão, entendimento e amizades.
TENHA CORAGEM...

TENTAÇÃO E PROVAÇÃO

TENTAÇÃO:
1.    É o impulso inicial que a pessoa sente para cometer pecados: Rm 7.18-19
2.    Origem: satânica e carnal: Mt 4.1, Jo 13.2, Tg 1.14. “Tríplice batalha”: o diabo, o mundo e a carne. Leia Jo 8.44, 10.10, 1 Jo 2.15-17, Gl 5.17-21.
3.    Visa sempre o mal, ou seja, tirar-nos da dependência de Deus: Mt 4.3-6, 8-9
4.    Não é pecado em si (Jesus foi tentado): Hb 4.15
PROVAÇÃO:
1.    É o exercício de disciplina e correção, para aperfeiçoamento da fé: 1 Pe 4.12
2.    Origem divina: Gn 22.1, Hb 12.6-10
3.    Visa fortalecer a fé: Tg. 1.2-4
4.    A provação vem, quase sempre, através do sofrimento: 1 Pe 2.20
Pode ocorrer provação e tentação simultaneamente? Sim. Veja Jó. Deus permitiu a provação mas Satanás o quis derrubar de sua fidelidade ao Senhor: Jó 2.6-10.
A SEQUÊNCIA DA TENTAÇÃO NÃO RESISTIDA (Tg 1.13-15):
1.      PENSAMENTO
2.      IMAGINAÇÃO
3.      DESEJO
4.      DECISÃO
5.      AÇÃO (pecado)
6.      MORTE (separação de Deus)
A  SEQUÊNCIA DA VITÓRIA NA PROVAÇÃO (Tg 1.2-4):
1.      AFLIÇÕES
2.      FÉ EM JESUS
3.      PERSEVERANÇA
4.      VITÓRIA
5.      VIDA
6.      AFLIÇÕES
COMO OBTER VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO?
1.    Afastando-nos das fontes da mesma: 1 Co 6.18, 2 Tm 2.22
2.    Resistir á sua sedução: Tg 4.7
3.    Vigiar e orar: Mt 26.41
4.    Levar todo pensamento á obediência de Cristo: 2 Co 10.5
5.    Andar no Espírito: Gl 5.16; apropriar-se, pela fé, dos recursos de Deus: 1 Co 10.13
6.    Manter comunhão constante com os irmãos: Cl 3.16
7.    Estar com a mente cheia da Palavra de Deus: Fp 4.8-9
8.    Buscar a santidade do Senhor: 1 Ts 5.23-24; servindo-O e adorando-O: Sl 56.10-13
QUE FAZER, QUANDO CEDEMOS Á TENTAÇÃO?
1.    Confessar e abandonar o pecado: Pv 28.13
2.    Se houver outras pessoas envolvidas, precisamos acertar com elas: Mt 5.23-24
3.    Confiar que o sangue de Jesus é suficiente para garantir o perdão e a purificação: 1 Jo 1.9
Não precisamos ficar carregando um fardo pesado dos pecados cometidos. Uma vez confessado o pecado, devemos nos apropriar do perdão oferecido por Deus através do sangue de Jesus e continuar a viver de tal maneira que Deus seja glorificado.